Aquisição e instalação de equipamentos e mobiliários para a implantação da cinemateca
Construído em 1928, no centro de Porto Ale-gre, o edifício do antigo Cine-Theatro Capitólio apresenta estilo eclético, com influências açorinas, e consolidou-se como um dos marcos da memória cultural e afetiva da cidade. Em especial no que tange à sua presença no imaginário porto-alegrense, é um importante elemento do patrimônio histórico contemporâneo do Rio Grande do Sul.
Por isso, em 2001 a comunidade cinematográfica local reuniu-se com o propósito de transformar o espaço em uma cinemateca, com as funções de preservar, armazenar e difundir a memória audiovisual do Rio Grande do Sul. A sala de projeção mantém as características originais, como o amplo pé direito. O ambiente da plateia foi adaptado para o formato stadium, tem capacidade para mais de 160 lugares e conta com espaço reservado para cadeirantes. Além disso, o espaço foi adaptado para contemplar sala de exposição, espaço para cafeteria, salas de pesquisa, sala multimídia e centro de documentação, composto por acervo especializado.
O projeto de restauro buscou dar sustentabilidade, uso social e acesso público ao monumento, respeitando a finalidade tradicional do prédio, que sempre funcionou como cinema. Os recursos do BNDES foram destinados aos sistemas elétricos e de climatização, aquisição de mobiliário e outros equipamentos.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.