Restauração arquitetônica e artística do complexo conventual
O conjunto arquitetônico conventual franciscano de Santa Maria Madalena é formado pelo antigo convento, que abriga atualmente o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas (Maseal), e as igrejas da Ordem Primeira e da Ordem Terceira de São Francisco.
A construção do complexo foi iniciada em 1635, com a chegada de frades franciscanos à cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas. Primeiramente foi erguido um local para abrigar os frades. Em seguida, iniciou-se a construção de uma pequena capela, que originou a Igreja da Ordem Primeira de São Francisco. Sua construção durou mais de um século, sendo concluída somente em 1793. Posteriormente foram erguidos, ao lado da igreja, o convento e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Ao longo do tempo o complexo assumiu diversas funções, abrigando desde um arsenal de armas até um orfanato. Em 1984, o Maseal foi inaugurado, com um acervo de esculturas em madeira, pinturas, mobiliários, joias e objetos litúrgicos em ouro e prata, produzidos entre os séculos XVII e XIX.
O apoio do BNDES objetivou a restauração arquitetônica e artística do complexo, promovendo a recuperação das instalações prediais, a implantação de acessibilidade e a restauração de bens móveis e integrados, como capela-mor e laterais, púlpitos e tribunas, forros e cimalhas.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.