Expressivo exemplar do barroco no Brasil, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, situada em Salvador, na Bahia, teve sua pedra fundamental instalada em 1º de janeiro de 1702. Sua exuberante fachada em alto-relevo, esculpida em calcário lavrado com cunhais de arenito, traz em seu nicho central a imagem de São Francisco, esculpida em mármore.
O interior original barroco foi substituído por altares neoclássicos entre 1827 e 1828. Os azulejos portugueses, no entanto, foram mantidos em sua maioria e estão distribuídos pelo claustro, consistório, corredores e galerias da igreja. Neles podem ser vistas cenas de Lisboa antes do terremoto que destruiu a cidade em 1755 e do cortejo do casamento do infante Dom José com Dona Maria Ana de Bourbon.
A igreja também abriga importantes obras de arte sacra, como a escultura do Senhor morto que chora lágrimas de rubis, de autoria de Francisco das Chagas Xavier, além de uma sala dos santos em que estão expostas imagens destes em tamanho natural.
O apoio do BNDES contribuiu para o restauro dos painéis azulejados que compõem o cenário do templo católico, contando com equipe técnica especializada de restauradores portugueses e brasileiros.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.