Restauração arquitetônica do edifício e implantação do memorial da Primeira Casa de Câmara e Cadeia
O município de Igarassu, na região metropolitana do Recife, foi fundado no século XVI e abriga um dos patrimônios de maior expressividade da arquitetura civil e religiosa nacional, conservando, por exemplo, a igreja considerada a mais antiga do país, datada de 1535, consagrada a São Cosme e São Damião.
A Casa de Câmara e Cadeia, que foi construída nas proximidades da igreja para abrigar os órgãos da administração pública municipal, provavelmente na segunda metade do século XVI, é a primeira de Pernambuco e talvez a mais antiga do Brasil. Por ter acomodado o Imperador Dom Pedro II em sua viagem ao Nordeste, a edificação ficou conheci como Sobrado do Imperador. Apesar de já ter sido restaurada anteriormente, e de terem sido realizadas algumas modificações, a casa mantém as características da arquitetura quinhentista.
O apoio do BNDES objetivou a recuperação do casarão, abrangendo estrutura, alvenarias, revestimentos, coberturas, pisos, instalações hidrossanitárias e elétricas, esquadrias, ar condicionado, pintura e cantaria, e instalação de um memorial para abrigar exposições de trabalhos que reforcem a importância do prédio na história da cidade e do Brasil.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.