Restauração arquitetônica dos prédios históricos e implantação do museu
O Museu de Artes e Ofícios ocupa o antigo edifício da Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, cedido em comodato pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O espaço é composto por dois prédios interligados por um túnel subterrâneo. Seu acervo documenta e preserva os utensílios e instrumentos criados a partir da prática de ofícios pré-industriais, disseminando as artes, os fazeres e a diversidade da produção popular que originaram algumas das profissões contemporâneas. Por meio de seu acervo, a instituição disponibiliza à população o registro material e imaterial dos saberes acumulados e passados por gerações.
O apoio do BNDES possibilitou a implantação do museu com a execução das obras de restauração e revitalização do edifício. Também incluiu as instalações, a alocação do acervo, a restauração e conservação de suas peças, e a montagem da exposição permanente do Museu de Artes e Ofícios.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.