As primeiras palmeiras da hoje chamada Praça da Matriz de Paraty foram plantadas em 1870, quando a Câmara da cidade definiu a primeira demarcação de seu espaço. Na década de 1920, o prefeito Samuel Costa resolveu transformá-la em um jardim público, inspirado no Passeio Público do Rio de Janeiro. A Praça da Matriz, onde se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, ao redor da qual a cidade foi construída, caracteriza-se como a mais antiga e maior área verde do centro histórico de Paraty, sendo o principal ponto de encontro e de convívio de moradores e turistas.
O apoio do BNDES promoveu a revitalização da praça, então deteriorada, com calçadas irregulares, vegetação desordenada e falta de equipamentos urbanos. O intuito do restauro foi conservar o patrimônio ambiental, histórico e artístico, fomentando o turismo ligado aos valores da cultura local e à preservação. Foi realizada a recuperação paisagística da praça, equipando-a com novos bancos, bebedouros, lixeiras e telefone públicos, além da construção de rampas de acesso e passeios e degraus com piso regular, proporcionando melhor acessibilidade.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.