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BNDES Fundo Socioambiental - Projetos de Educação

O BNDES Fundo Socioambiental é um mecanismo de apoio não reembolsável a projetos de caráter social voltados ao desenvolvimento social e à geração de emprego e renda, incluindo iniciativas específicas para melhoria da educação no país, tanto para a educação básica como para a qualificação profissional. Os recursos do Fundo são utilizados em parceria com recursos do setor privado.

Conheça os projetos aprovados no âmbito da modalidade de apoio continuado do Fundo Socioambiental no tema Educação:

Projeto Ensino Médio na Sala de Aula - Associação Instituto Iungo

Objetivo

Contribuir para a melhoria da educação básica nas redes públicas, com foco na implementação dos currículos estaduais e dos itinerários formativos de Ensino Médio.

 

A iniciativa, que será realizada em parceria com o Instituto Iungo, é dividida em duas frentes, com foco na implementação dos currículos estaduais e dos itinerários formativos (parte flexível dos currículos) de ensino médio.

Uma das frentes, com investimentos correspondentes a 70% do valor total do projeto e duração estimada de 24 meses, é o programa Itinerários Amazônicos, que propõe a concepção, elaboração e implementação dos itinerários formativos do ensino médio com foco na Amazônia, considerando a complexidade ambiental, social, histórica e cultural da região. O projeto prevê a implementação do programa em todos os Estados da Amazônia legal (PA, AM, AP, RR, AC, RO, TO, MA e MT).

Com duração prevista de 12 meses, a outra frente consiste na ampliação do programa Nosso Ensino Médio em oito redes de ensino estaduais (AM, BA, MG, SP, SC, PR, RS e mais um Estado da Amazônia Legal a ser definido). O programa oferece formação abrangente e continuada a professores e gestores para que as escolas se apropriem das mudanças previstas para o ensino médio no país, viabilizando a implementação dos novos currículos nas redes de ensino apoiadas.

O impacto esperado é a contribuição para a oferta de educação de qualidade aos jovens brasileiros, aproximando as escolas à realidade dos estudantes de hoje, diante das novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em sociedade. Como consequência a iniciativa pode contribuir para a erradicação da pobreza, ampliação de oportunidades e redução das desigualdades sociais.

Localização: diversos (inclui AM, AP, BA, MG, PR, RS, SC, SP, já definidos).

Data de Aprovação: maio de 2022.

Investimento total: R$ 8,3 milhões.

Apoio BNDES: R$ 4,1 milhões.

Parceiros: 
Associação Instituto Iungo (organização executora), Secretarias Estaduais de Educação, Instituto Reúna, Fundação Carlos Chagas, Uma Concertação pela Amazônia, entre outros.

Site: https://iungo.org.br/.

Principais impactos esperados:

  • No mínimo 10 redes públicas estaduais de ensino beneficiadas;
  • 65 mil professores formados para atividades pedagógicas;
  • 1.400 gestores formados;
  • materiais didáticos elaborados com BNCC e Novo Ensino Médio como referência: cinco Itinerários formativos de Aprofundamento, um roteiro de Projetos de Vida e cinco eletivas para as redes apoiadas.

Projeto Programa de Especialização Docente (PED) – Instituto Canoa

Objetivo

Apoiar a formação continuada de professores nas redes públicas de ensino, no âmbito do Programa de Especialização Docente (PED), bem como a expansão da rede de formadores do programa visando a sua disseminação.

 

O projeto tem como escopo o desenvolvimento da formação continuada de professores, visando contribuir com o aprimoramento das práticas pedagógicas e, por sua vez, com a melhoria dos resultados educacionais das redes públicas de ensino em 20 municípios, por meio do Programa de Especialização Docente (PED).

O PED consiste em um curso de pós-graduação, desenvolvido para professores de matemática e ciências naturais atuantes no ensino fundamental e/ou médio, que ocorre de forma sincronizada com o trabalho de sala de aula dos professores, enfatizando a conexão entre teoria e prática. As 20 instituições de ensino superior (IES) que compõem a Rede PED Brasil oferecem a especialização com base em uma estrutura curricular comum, sobre a qual são feitas adaptações aos contextos educacionais de cada território.

O projeto tem dois eixos:

(i) a realização de 23 turmas de formação, com o envolvimento de todas as 20 IES parceiras que atualmente compõem a Rede PED, priorizando os municípios mais vulneráveis das suas respectivas áreas de atuação, identificados a partir da avaliação de indicadores socioeconômicos e educacionais; e

(ii) o apoio à ampliação da capacidade da Rede PED, por meio da realização de um ciclo de formação de 100 novos formadores do PED nas IES, ampliando em 26% a atual capacidade da rede.

Localização: 20 municípios em quatro regiões do país.

Data de aprovação: maio de 2022.

Investimento total: R$ 11,2 milhões.

Apoio BNDES: R$ 5,6 milhões.

Parceiros:
Instituto Canoa, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, 20 Instituições de Ensino Superior brasileiras integrantes da Rede PED Brasil e o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, da Universidade de Stanford.

Site: https://institutocanoa.org/ped-brasil/

Principais impactos esperados:

  • 20 redes públicas de ensino beneficiadas;
  • 730 pessoas formadas para atividades pedagógicas (corpo docente);
  • 8.280 horas-aula de formação para atividades pedagógicas.

Projeto Tecnologia de Apoio à Gestão (TAG) e metodologia pedagógica Synapse - Instituto IPTI

Objetivo

Apoiar a consolidação e replicação de tecnologias sociais pedagógicas e de apoio à gestão escolar nas redes públicas de ensino, bem como o fortalecimento e ampliação da rede de professores que promovem sua disseminação e aperfeiçoamento continuado.

 

O projeto tem como escopo a replicação e o aprimoramento de duas tecnologias sociais educacionais, TAG e Synapse, desenvolvidas pelo IPTI.
O TAG (Tecnologia de Apoio à Gestão) é um software de apoio à gestão para atender municípios brasileiros (com ênfase os que têm menos de 50 mil habitantes) que contempla múltiplas funcionalidades tais como registros de matrícula e de frequência, gerenciamento de notas, extração de relatórios, é integrado ao EducaCenso e auxilia na gestão de programas de assistência social. A ferramenta permite o monitoramento sistêmico do desempenho dos alunos e das tarefas de gestão pedagógica.

O Synapse consiste numa metodologia pedagógica que orienta os professores a planejarem as aulas, ritmarem o processo de aprendizagem e a realizar a contextualização do conteúdo de forma alinhada à Base Nacional Comum Curricular. A metodologia é especialmente aplicável ao ciclo de alfabetização de crianças, que compreende o primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.

O projeto contempla a implementação do TAG em 465 escolas públicas e a consolidação da ferramenta nas 425 escolas que já a utilizam.
Com relação ao Synapse prevê a abertura de 74 turmas para capacitação de cerca de 1480 professores. A ação ocorre em dois módulos (básico e avançado), ao longo de dois anos letivos, em encontros de formação mensais que totalizam 48 horas de formação e com apoio remoto. Cada nova rede municipal envolvida participa da transmissão dos conhecimentos para redes vizinhas, a partir do engajamento dos próprios professores, que estarão capacitados para atuar como replicadores. 

Além dos esforços de replicação, o projeto contempla ações de apoio à governança e mobilização contínua da já existente Rede de Professores Synapse (RPS), que busca o aperfeiçoamento continuado da tecnologia social e funciona como lócus de práticas compartilhadas e interação profissional dos docentes. As ações envolverão a coordenação de Grupos de Apoio Pedagógico em cada município e a realização de seminários estaduais de compartilhamento de melhores práticas e resultados, ao final de cada ano letivo.

Localização: 58 municípios em três regiões do país.

Data de aprovação: maio de 2022.

Investimento total: R$ 9,87 milhões.

Apoio BNDES: R$ 4,9 milhões.

Parceiros:
Secretarias Municipais de Educação 
Site: https://www.ipti.org.br/

Principais impactos esperados:

  • 58 redes públicas de ensino beneficiadas, sendo 31 novas redes municipais;
  • 600 escolas beneficiadas;
  •  1.480 professores formados para atividades pedagógicas
  •  465 pessoas formadas em gestão pedagógica.

Projeto Práticas pedagógicas inovadoras para a melhoria do ensino fundamental e médio na Amazônia profunda – Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Objetivo

Apoiar a formação continuada de professores e o desenvolvimento de materiais pedagógicos, adaptados ao contexto local, em redes municipais do estado do Amazonas, bem como apoiar o Estado na implementação de novos itinerários formativos do ensino médio.

 

O projeto insere-se no programa estratégico da FAS cujo objetivo é contribuir com o acesso de crianças, jovens e adultos da “Amazônia profunda” (comunidades distantes e com difícil acesso dos centros urbanos) a uma educação diferenciada e relevante. O projeto compreende dois eixos, a serem conduzidos em paralelo.

O eixo 1 contempla ações focadas na formação continuada de professores e no desenvolvimento de materiais pedagógicos específicos às necessidades educacionais da região, abrangendo 11 redes municipais do estado do Amazonas. Visa, assim, contribuir com as necessidades de contextualização do conhecimento escolar pela realidade local, social e individual da escola e de seus alunos, cuja importância é ressaltada na própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O eixo 2 refere-se ao apoio a escolas estaduais rurais, contemplando melhorias de sua infraestrutura e atividades para implementação de novos itinerários formativos do ensino médio. A estratégia elaborada conjuntamente entre a FAS e a Seduc-AM é contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio no estado do Amazonas, por meio da produção de um itinerário de formação técnica e profissional, conectado com temas afeitos ao contexto (negócios sustentáveis, cadeias produtivas, desenvolvimento comunitário, cultura, etc), visando desenvolver um modelo adequado passível de replicação em outras localidades rurais do estado e região amazônica.

Localização: 11 municípios do estado do Amazonas.

Data de aprovação: junho de 2022.

Investimento total: R$ 11,13 milhões.

Apoio BNDES: R$ 5,57 milhões.

Parceiros:
Secretarias Municipais de Educação, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Site: https://fas-amazonia.org/

Principais impactos esperados:

  • 12 redes públicas de ensino beneficiadas;
  • 5 escolas com acesso adequado à energia elétrica;
  • 1.588 pessoas formadas para atividades pedagógicas (corpo docente).

Projeto Jornada Escola Conectada – Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB)

Objetivo

Promover o desenvolvimento, implementação e disseminação do uso de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino.

 

A iniciativa, que será liderada pelo CIEB, contribuirá para o fortalecimento dos gestores públicos para que sejam capazes de planejar, executar e monitorar políticas eficazes para uso das tecnologias educacionais para obter avanços nos níveis de adoção de tecnologia na rede de ensino.

O projeto visa a promover a “Jornada Escola Conectada”, que consiste em um processo de transformação digital dessas redes por meio da adoção qualificada de tecnologias educacionais compreendendo quatro dimensões complementares: visão, competência, recursos educacionais digitais e infraestrutura, alinhada portanto à Política de Inovação Educação Conectada (PIEC).

A estratégia do projeto compreende a implementação da Jornada junto às redes públicas de ensino por meio de instituições parceiras. Inclui também o desenvolvimento e a disponibilização de uma plataforma autoguiada, junto com a consolidação e a disseminação da metodologia de implementação da jornada por meio de organizações e multiplicadores.

Localização: as redes serão selecionadas pelos parceiros implementadores

Data de aprovação: 29/09/22

Investimento total: R$ 5,02 milhões

Apoio do BNDES: R$ 2,51 milhões

Parceiros: Centro de Inovação para Educação Brasileira – CIEB (organização executora), Secretarias de Educação, Movimento Bem Maior (MBM), parceiros implementadores

Principais impactos esperados:
- 42 redes de ensino beneficiadas
- 966 escolas beneficiadas
- 127 profissionais de educação formados
- 279 mil alunos beneficiados

Acesse o site

Projeto Alavancas para uma educação inclusiva de qualidade - Instituto Rodrigo Mendes

Objetivo

Promover o desenvolvimento, implementação e disseminação do uso de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino.

 

O projeto denominado “Alavancas para uma educação inclusiva de qualidade” abrange um conjunto de iniciativas relacionadas à melhoria da qualidade da educação básica nas redes públicas, através da formação de professores e gestores no tema educação inclusiva, bem como composição e disponibilização de um portfólio de conteúdo dessa temática em plataforma digital de acesso gratuito.

As ações serão desenvolvidas diretamente com dez municípios (dois de cada região do país) e serão monitoradas, avaliadas e sistematizadas de forma a comporem cursos a serem disponibilizados através da plataforma digital.

Ao início do projeto, o IRM lançará um edital para chamamento de municípios interessados em participar do projeto. A seleção será realizada pelo instituto, que priorizará os municípios com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos e porcentagens mais elevadas de matrículas da educação especial. 

Será então implementada um primeira de formação de professores e gestores escolares e profissionais das Secretarias Municipais de Educação, que terá como objetivo articular o conhecimento teórico e prático em educação inclusiva, englobando diferentes dimensões como legislação; acessibilidades e desenho universal para aprendizagem; planejamento e estratégias pedagógicas inclusivas; uso de tecnologias digitais; trabalho colaborativo; dentre outros. 

Já no segundo ano do projeto será realizada uma segunda formação para as equipes das Secretarias Municipais de Educação para contribuir para a elaboração ou fortalecimento das políticas públicas de formação em educação inclusiva de cada município. 

No terceiro ano serão realizados um Monitoramento da implementação das Políticas Municipais de Formação em Educação Inclusiva e uma Pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações.  

Em paralelo, os conteúdos desenvolvidos serão sistematizados para serem disponibilizados através dois cursos em plataforma digital acessível o que permitirá uma expansão nacional da formação em educação inclusiva.

Localização: 10 municípios em 5 regiões do país.

Data de aprovação: : junho de 2022.

Investimento total: R$ 5,98 milhões.

Apoio do BNDES: R$ 2,99 milhões.

Parceiros:
Secretarias Municipais de Educação 
Movimento Bem Maior

Principais impactos esperados:

  • 100 escolas e 120.000 alunos beneficiados nos 3 primeiros anos do projeto;
  • 352 professores formados para atividades pedagógicas em formação semipresencial; e
  • 100 pessoas formadas em gestão pedagógica.

Projeto de Melhoria da Qualidade da Alfabetização – Fundação Vale

Objetivo

Contribuir para a melhoria da educação básica em escolas públicas no sudeste do Estado do Pará por meio da formação continuada de professores e gestores, bem como da produção e distribuição de material didático contextualizado para alunos do 1º ao 3º ano Ensino Fundamental.

O projeto terá duração de quatro anos e oferecerá formação continuada para professores e gestores escolares dos municípios participantes. Serão produzidos e disponibilizados materiais didáticos específicos que dialoguem com aspectos das culturas locais e estejam a alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto terá ainda atividades socializadoras, que consistem na produção de conhecimento dos estudantes de uma maneira compartilhada. Isso fará com que a comunidade esteja envolvida em ações que fortaleçam os vínculos sociais e criem oportunidades para o reconhecimento de inteligências e talentos.

Todas as ações serão desenvolvidas em parceria com a equipe técnica das Secretarias Municipais de Educação, com objetivo de instrumentalizar essas equipes para que elas incorporem aspectos do projeto às redes de ensino, visando a sustentabilidade após o período de execução das ações.

Localização: Oito municípios do sudeste do Pará (Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Tucumã, Ourilândia do Norte e Bom Jesus do Tocantins).

Data de Aprovação: novembro de 2022.

Investimento total: R$ 26,4 milhões.

Apoio do BNDES: R$ 13,2 milhões.

Parceiros: Fundação Vale, Fundação Getúlio Vargas (entidade executora) e Secretarias Municipais de Educação.

Site da Instituição: https://www.fundacaovale.org/

Principais impactos esperados:

  • 8 redes públicas de ensino beneficiadas;
  • 34 mil alunos beneficiados;
  • 2.186 professores formados para atividades pedagógicas;
  • 500 gestores escolares formados para atividades de gestão;
  • 64 técnicos educacionais formados para atividades de gestão.

Programa Ativa Educação – Fundação Raízen

Objetivo

Apoiar o fortalecimento da gestão escolar, a formação continuada de professores e a participação da comunidade escolar, em escolas públicas de ensino fundamental.

O projeto objetiva contribuir com o engajamento, frequência e permanência dos jovens nos anos finais do Ensino Fundamental, em linha com as competências socioemocionais referenciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como com o aumento da efetividade da gestão escolar.

O projeto se dará em três frentes e atenderá, ao longo de quatro anos, escolas públicas de 90 municípios: 10 no primeiro ano de execução do projeto, 40 no segundo ano e 40 no terceiro. A implementação do projeto em cada localidade é prevista em 12 meses.

Na primeira frente está prevista a realização de um diagnóstico da gestão escolar, que mapeará boas práticas e desafios, tendo em conta o contexto do território e da comunidade escolar, para avaliar os planos pedagógicos e as práticas pedagógicas das escolas. A partir daí o projeto construirá com os gestores de cada escola um plano de fortalecimento do processo de gestão.

A segunda frente visa contribuir para que os professores estejam aptos para aplicar novas práticas pedagógicas em sala de aula e com capacidade de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais.

A terceira frente refere-se à execução do programa junto à comunidade escolar. Sob a liderança de um educador em cada escola, será desenvolvido o projeto de mobilização, com foco no acolhimento dos estudantes. Poderão ser realizadas nas escolas atividades como palestras, encontros ou feiras. Elas deverão contar com a participação de ex-alunos como forma de inspiração, compartilhamento de conhecimentos e promoção de engajamento.

Metade das redes de ensino a serem contempladas serão selecionadas por meio de chamadas públicas abertas e o restante dos municípios será indicado pela Fundação Raízen. Em ambos os casos, serão observados critérios de vulnerabilidades educacionais e socioeconômicas, bem como o número de escolas e de matrículas nos anos finais do ensino fundamental.

Localização: 90 municípios

Data de aprovação: novembro/2022

Investimento total: R$ 16,2 milhões

Valor apoio BNDES: R$ 8,1 milhões

Parceiros: Secretarias Municipais de Educação

 Principais impactos esperados:

  • 90 redes públicas municipais de ensino beneficiadas
  • 405 escolas beneficiadas
  • 2.430 professores de escolas públicas capacitados

Projetos Parceria pela Valorização da Educação (PVE) e Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio (PANEM) – Instituto Votorantim

Objetivo

Apoiar o fortalecimento de práticas de gestão educacional e escolar e de participação das comunidades escolares, em redes municipais, bem como apoiar redes estaduais no desenvolvimento e oferta de itinerários de formação técnica e profissional do ensino médio.

O projeto se dará em dois eixos, sendo o primeiro, de duração de quatro anos, o da Parceria pela Valorização da Educação (PVE). A iniciativa, já há 14 anos em implementação pelo IVot, promove o desenvolvimento de gestores das secretarias de educação, diretores escolares e coordenadores pedagógicos, bem como a mobilização de pais, alunos e profissionais em prol da educação. Ela contemplará atividades de diagnóstico, formação e mentoria customizadas a cada município, bem como o desenvolvimento de uma plataforma digital que reunirá metodologias e conteúdos relevantes para ações de melhoria da gestão de redes municipais de ensino.

Dos 66 municípios a serem atendidos no ciclo 2023-2026 da PVE, 33 serão selecionados por meio de chamada pública e os demais foram selecionados a partir de uma lista de indicação do IVot. Ambas as vias de seleção levam em conta aspectos relacionados à vulnerabilidade. Municípios urbanos e rurais entre 30 mil e 50 mil habitantes, de todas as regiões do país, serão apoiados. No total, 1.650 escolas deverão ser beneficiadas, com mais de 2 mil gestores educacionais e escolares formados.

O segundo eixo do projeto atuará no âmbito do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médios (PANEM), que tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta de formações técnicas e profissionais de forma alinhada às necessidades dos arranjos produtivos locais. O impacto esperado é o estímulo aos jovens quanto ao prosseguimento dos estudos e a inserção no mundo do trabalho de forma digna.

O projeto promoverá uma articulação com secretarias de educação e empresas locais para que sejam construídos itinerários formativos que preparem os alunos para o exercício de profissões operacionais, técnicas e tecnológicas. Haverá também a formação dos docentes nos currículos desenvolvidos, além de mentorias de apoio à elaboração de planos de aulas e implementação de laboratórios de práticas. Mediante chamada pública serão selecionados oito estados, sendo que em cada um destes serão definidos dois territórios de atuação. Estima-se que no total 96 unidades educacionais sejam apoiadas durante os três anos de atuação do projeto neste eixo, com cerca de 380 docentes capacitados e 8.640 jovens formados por ano.

Localização: PVE: 66 municípios; PANEM: 8 estados

Data de aprovação: outubro/2022

Investimento total: R$ 47 milhões

Valor apoio BNDES: R$ 23,5 milhões

Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e Secretarias Estaduais de Educação

Principais impactos esperados:

  • 66 redes públicas de ensino beneficiadas
  • 1.746 escolas beneficiadas
  • 2.145 gestores escolares formados
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