Para o BNDES, a inovação é elemento fundamental para melhorar o posicionamento competitivo das empresas brasileiras. A inovação contribui para o aumento da eficiência na produção, geração de novos produtos e criação de empregos qualificados, tornando as empresas mais competitivas e gerando valor econômico e social para o país.
Conheça alguns projetos que já apoiamos:
O que é inovação?
O BNDES adota o conceito do Manual de Oslo (3ª. Edição):
“Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”
Nosso desafio é estimular a formação de capacitações e o desenvolvimento de ambientes inovadores. É por isso que as condições de apoio a planos de investimento em inovação são as mais favoráveis dentro de todo o nosso rol de linhas e programas de financiamento. Dentre as opções, se destaca a linha BNDES Inovação, que apoia operações de empresas de todos os portes e setores.
Conheça:
Outras formas de apoio
Investimos em inovação também via participação acionária, comprando ações da empresa inovadora; e via fundos de investimento, nos quais o BNDES participa como um dos investidores. Este é o caso do Criatec e do Fundo Anjo, fundos focados nas micro e pequenas empresas inovadoras.
Para as startups, há ainda o BNDES Garagem, iniciativa que inclui a realização do Programa BNDES Garagem de Desenvolvimento de startups e a estruturação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro.
Outro desafio importante é o estímulo à parceria universidade/empresa. Para isso, o BNDES conta com o Funtec (Fundo Tecnológico), que oferece recursos não-reembolsáveis para apoio a projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação conduzidos por Instituições Tecnológicas em parceria com empresas, em áreas de interesse nacional.
Projetos apoiados
Nosso apoio já possibilitou a criação de novas tecnologias em informação e comunicação, saúde, transporte, petróleo e gás, química, energias renováveis e eficiência energética, etanol de 2ª geração, tratamento de resíduos e recuperação de solos. São exemplos de projetos apoiados o desenvolvimento de:
- Energia renovável (solar): painéis fotovoltaicos orgânicos (OPV);
- Saúde: equipamento de terapia fotodinâmica para tratamento de câncer de pele;
- Química: desenvolvimento de embalagens para frutas e hortaliças que reduzem perdas e desperdício;
- Transporte: desenvolvimento de aeronave executiva;
- Ambientes de inovação: apoio a criação de centros de P&D e de parques tecnológicos;
- Meio ambiente: desenvolvimento de tecnologia mais eficiente para tratamento de efluentes.
Casos de sucesso
Confira apresentação com os casos de sucesso do nosso apoio à inovação:
Editais Encerrados
Plano Inova Empresa
O Plano Inova Empresa fomenta o apoio à inovação em diversos setores considerados estratégicos pelo Governo Federal. Por meio de chamadas públicas, seleciona projetos que serão contemplados pelos mecanismos de apoio disponíveis pelo BNDES, pela Finep e pelos demais órgãos públicos participantes. Veja os editais encerrados.
Editais de Cooperação Internacional
O Ministério da Economia , em conjunto com seus pares nos países parceiros, é o responsável pelo lançamento de editais de cooperação bilaterais em PD&I e coordenação das ações relacionadas aos mesmos. O BNDES é um dos agentes financiadores da contraparte brasileira do projeto. Saiba mais
.