Gestão da Ética
A gestão da ética é conduzida pela nossa Comissão de Ética, com apoio administrativo de sua Secretaria Executiva, buscando o cumprimento da legislação vigente sobre o tema, de seu Regimento Interno e do nosso Código de ética. No plano externo, nossa comissão de ética integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, por determinação legal, e o Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais.
Entre em contato com a Comissão de Ética.
Comissão de Ética
A atuação da Comissão de Ética do BNDES é orientada pelo seu Regimento Interno, documento aprovado pela Diretoria do Banco. A seguir, resumimos os aspectos principais.
Competências
A Comissão possui, dentre outras competências, o papel de atuar como instância consultiva do dirigente máximo, demais dirigentes e empregados do Sistema BNDES; representar o BNDES no Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal; aplicar o Código de Ética do Sistema BNDES; receber denúncias e representações contra empregados das empresas do Sistema BNDES por suposto descumprimento às normas éticas, procedendo à apuração; esclarecer e julgar comportamentos com indícios de desvios éticos.
Composição
A Comissão é integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre empregados do quadro permanente das empresas do Sistema BNDES e designados pelo Presidente do BNDES. Os atuais membros são:
Membros titulares da Comissão de Ética do BNDES | Mandato até |
---|---|
Valéria da Costa Martins | 02/08/2023 |
Gustavo Poubel Vieira de Rezende | 21/04/2024 |
Walter Pereira Bastos Neto | 03/07/2025 |
Membros suplentes da Comissão de Ética do BNDES | Mandato até |
---|---|
Juliana Santos da Cruz | 02/08/2023 |
Felipe Fernandes de Christo | 21/04/2024 |
Macelly Oliveira Morais | 03/07/2025 |
Veja também
• Ementas dos casos tratados pela Comissão de Ética do Sistema BNDES (PDF - 58 kB)
Secretaria da Comissão de Ética
A Secretaria da Comissão de Ética do Sistema BNDES, vinculada administrativamente ao Presidente do BNDES, tem a função de dar apoio técnico e material à Comissão de Ética, a fim de que a mesma possa desempenhar suas atribuições e cumprir o seu plano de trabalho. Os detalhes de seu funcionamento estão no Regimento Interno e nas normas de organização interna do Sistema BNDES. Abaixo, temos um resumo.
Competências
A Secretaria apoia técnica e administrativamente a Comissão de Ética, com as seguintes atribuições:
• prestar serviços de apoio técnico e material;
• gerenciar o recebimento, guarda, controle, tramitação, expedição e arquivamento de documentos;
• gerenciar as solicitações pertinentes ao acesso aos diretórios de rede, às caixas e grupos de correio, dos membros da Comissão;
• acompanhar a legislação vigente sobre gestão da ética e continuamente disponibilizá-la aos componentes da Comissão;
• prestar atendimento externo, em especial, aos órgãos de controle, à Comissão de Ética Pública, da Presidência da República, e interno, em especial, à Ouvidoria e às unidades administrativas responsáveis por recursos humanos; e
• elaborar, acompanhar e controlar o orçamento administrativo da Comissão.
Composição
A Secretaria é integrada por um Secretário-Executivo e um secretário, para apoio administrativo. O atual titular da Secretaria-Executiva da Comissão de Ética é o advogado Álvaro Braga Lourenço.
Articulação externa: Governo Federal e empresas estatais
Conforme estipulado pelo Decreto 6.029, de 01.02.2007, a Comissão de Ética do BNDES integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, que tem por finalidade promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal.
A Comissão de Ética do BNDES também participa do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais que tem sido interlocutor das propostas de seus participantes junto a órgãos governamentais e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, coordenadora e supervisora do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal.
Dispositivos internos e legislação
Dispositivos internos | Assunto |
---|---|
Código de Ética do Sistema BNDES | Trata dos princípios éticos e das normas de conduta aplicados em caráter obrigatório a todos os participantes do Sistema BNDES. |
Regimento Interno da Comissão de Ética | Orienta a atuação da Comissão de Ética do BNDES. |
Decretos | Assunto |
---|---|
Decreto nº 1.171![]() |
Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. |
Decreto de 26.5.1999![]() |
Cria a Comissão de Ética Pública e dá outras providências |
Decreto de 30.8.2000![]() |
Acrescenta dispositivo ao Decreto de 26 de maio de 1999, que Cria a Comissão de Ética Pública e dá outras providências. |
Decreto de 18.5.2001![]() |
Dispõe sobre o relacionamento das comissões de ética de órgãos e entidades da Administração Federal com a Comissão de Ética Pública e altera o Decreto de 26 de maio de 1999. |
Decreto nº 3.935![]() |
Fixa prazo para as autoridades que menciona se afastarem do cargo ou função que ocupam, caso queiram concorrer a mandato eletivo em outubro de 2002, e dá outras providências. |
Decreto nº 4.081![]() |
Institui o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos em exercício na Presidência e Vice-Presidência da República. Texto compilado![]() |
Decreto nº 4.187![]() |
Regulamenta os arts. 6º e 7º da Medida Provisória no 2.225-45![]() |
Decreto nº 4.405![]() |
Altera o Decreto nº 4.187![]() ![]() |
Decreto nº 4.410![]() |
Promulga a Convenção Interamericana contra a Corrupção, de 29 de março de 1996, com reserva para o art. XI, parágrafo 1º, inciso "c". Vide atualizado![]() |
Decreto nº 4.553![]() |
Dispõe sobre a salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da Administração Pública Federal, e dá outras providências. Vide texto compilado![]() |
Decreto nº 5.480![]() |
Dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. |
Decreto nº 6.029![]() |
Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. |
Decreto nº 7.845![]() |
Regulamenta procedimentos para credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento. |
Resoluções | Assunto |
---|---|
Resolução CEP nº 01![]() |
Estabelece procedimentos para apresentação de informações, sobre situação patrimonial, pelas autoridades submetidas ao Código de Conduta da Alta Administração Federal. |
Resolução CEP nº 02![]() |
Regula a participação de autoridade pública abrangida pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal em seminários e outros eventos. |
Resolução CEP nº 03![]() |
Regras sobre o tratamento de presentes e brindes aplicáveis às autoridades públicas abrangidas pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal. |
Resolução CEP nº 04![]() |
Aprova o Regimento Interno da Comissão de Ética Pública. |
Resolução CEP nº 05![]() |
Aprova o modelo de Declaração Confidencial de Informações a ser apresentada por autoridade submetida ao Código de Conduta da Alta Administração Federal, e dispõe sobre a atualização de informações patrimoniais para os fins do art. 4º do Código de Conduta da Alta Administração Federal. |
Resolução CEP nº 06![]() |
Dá nova redação ao item III da Resolução nº 3, de 23 de novembro de 2000. |
Resolução CEP nº 07![]() |
Regula a participação de autoridade pública submetida ao Código de Conduta da Alta Administração Federal em atividades de natureza político-eleitoral. |
Resolução CEP nº 08![]() |
Identifica situações que suscitam conflito de interesses e dispõe sobre o modo de preveni-los. |
Resolução CEP nº 9![]() |
Fica aprovado o modelo anexo da Declaração Confidencial de Informações de que trata a Resolução no 5, de 7 de junho de 2001. |
Resolução CEP nº 10![]() |
Estabelece as normas de funcionamento e de rito processual para as Comissões de Ética instituídas pelo Decreto nº 1.171. de 22/06/1994 e disciplinadas pelo Decreto nº 6.029, de 1º/02/2007. |
Resolução CEP nº 11![]() |
Dispõe sobre a divulgação da agenda de compromissos públicos dos Agentes Públicos mencionados nos incisos I a IV do art.2º da Lei 12.813, de 16 de maio de 2013. |
Resolução CEP nº 12![]() |
Dispõe sobre a apresentação de Declaração Confidencial de Informações – DCI. |