Trabalhar no BNDES

Seleção de pessoal - Concursos
O ingresso efetivo de pessoal nos quadros do BNDES se dá mediante aprovação em seleção pública, dada a sua condição de Empresa Pública. A Administração do BNDES pretende manter a sistemática de seleção pública, com constituição de cadastro de reserva, para as carreiras que sejam consideradas necessárias à reposição de profissionais em nosso quadro de pessoal.
Informações pertinentes ao nosso processo seletivo são amplamente divulgadas pela imprensa.
Perfil do Candidato
Se você foi convocado pelo BNDES, preencha seus dados cadastrais acessando o Perfil do Candidato.
Serão solicitados seu código de usuário e senha. O código do usuário é o seu CPF. Já a senha foi enviada na sua carta de convocação e deve ser alterada no primeiro acesso. A nova senha deverá conter oito posições e ao menos um caracter especial. Em caso de dúvidas e/ou dificuldades técnicas, entre em contato pelo telefone informado na carta de convocação ou pelo e-mail pessoal@bndes.gov.br.
Homologados
- Seleção Pública 2012
(cargos de Técnico Administrativo e Profissional Básico (formações Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia)
- Seleção Pública 02/2011
(cargos de Técnico de Arquivo e de Profissional Básico: Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Contabilidade, Comunicação Social e Economia)
- Seleção Pública 01/2011
(cargo de Profissional Básico: Engenharia)
- Seleção Pública 2010
- Seleção Pública 2009
- Seleção Pública 2008
- Seleção Pública 2007
- Seleção Pública 2006
- Seleção Pública 2005
- Seleção Pública 2004
- Seleções Públicas 2001 e 2002
Programa de Estágio
Orientações ao Interessado
Público-Alvo
Estudantes dos cursos de Administração, Análise de Sistemas ou correlatos, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia e Engenharia, entre outros, de acordo com a necessidade do Banco.
Procedimentos
Para participar do processo de seleção, o estudante deve efetuar sua inscrição no site do Agente de Integração, atualmente o CIEE.
O processo de recrutamento e seleção é composto de três etapas:
Primeira etapa
No momento de abertura de vaga, o Agente de Integração deverá realizar a divulgação da oportunidade existente e promoverá a inscrição dos candidatos potenciais para a primeira etapa do processo seletivo, composto de análise dos documentos, dinâmica de grupo e redação.
Segunda etapa
Será realizada no BNDES e participarão os candidatos encaminhados pelo Agente de Integração que atenderam as exigências da primeira etapa. Consiste em entrevista pessoal e/ou prova para verificar conhecimentos acadêmicos, potencialidades, interesse, iniciativa e motivação do candidato.
Terceira etapa
Realização de exames médicos para verificar a aptidão física do candidato à vaga de estágio.
Nos escritórios regionais localizados em São Paulo, Recife ou Brasília, somente quando houver abertura de vaga, o Agente de Integração deverá realizar a divulgação da oportunidade existente e promoverá o processo seletivo que será feito no BNDES.
Pré-requisitos e documentos exigidos
Pré-requisitos
Estudante deverá estar matriculado e com frequência, no mínimo, no segundo ano ou em período regular correspondente de curso superior em nível de graduação.
Documentos
- Histórico escolar que comprove Coeficiente de Rendimentos Acumulados – CRA igual ou superior a 7 (sete). Carreiras em exatas o CRA exigido é de 6,5 (seis e meio). Somente serão aceitos documentos oficiais ou, no caso de ser emitido pela Internet, será necessária a validação através de carimbo e assinatura do representante da Instituição de Ensino;
- Declaração oficial emitida pela Instituição de Ensino, que ateste que o estudante está regularmente matriculado e com frequência, no mínimo, no segundo ano ou em período regular correspondente de curso superior.
Duração e horário do estágio
O estágio terá a duração inicial de 180 (cento e oitenta) dias, prorrogáveis até atingir o limite máximo de 720 (setecentos e vinte) dias, considerando-se como data limite o término desse prazo ou a data de conclusão do curso, prevalecendo o que vier a ocorrer primeiro.
O estudante deverá estar frequentando regularmente o curso, conforme determinação legal, não sendo considerado o período após a conclusão até a Colação de Grau.
O estágio será de 4 (quatro) horas corridas diárias, com horário definido em função da necessidade da Unidade demandante.
Programa Jovem Aprendiz
O BNDES atende aos requisitos legais do Projeto Jovem Aprendiz, que tem por objetivo oferecer a adolescentes formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, caracterizada por atividades teóricas e práticas. O projeto visa à inserção de adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos, no mercado formal de trabalho, contribuindo para a diminuição da principal causa do desemprego juvenil, que é a falta de experiência profissional.
No BNDES, o Programa vem sendo desenvolvido desde julho de 2007, na modalidade de Práticas Administrativas, por intermédio de contrato com a Associação Beneficente São Martinho (vencedora de novo processo licitatório em 2013), que é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que atua na causa da infância e adolescência em situação de violação de direitos.
O Programa é administrado pelo Departamento de Administração de Recursos Humanos e está atualmente vinculado à Gerência de Cadastro e Benefícios.
Público-alvo
A faixa etária compreende maiores de 15 (quinze) e menores de 18 (dezoito) anos, matriculados, no mínimo, no 9º ano do ensino fundamental, cujas famílias sejam cadastradas no Cadastro Único.
Processo seletivo
Para participar do programa, os candidatos devem procurar a Associação Beneficente São Martinho. Telefones para contato: (21) 2232-0362 e (21) 2224-0730.
Os candidatos tem como pré-requisito a conclusão, com bom aproveitamento, do curso oferecido pela São Martinho. O recrutamento é feito através de etapa de entrevista e provas de conhecimentos gerais, português e matemática.
Duração e horários
O prazo de permanência no programa é de, no máximo, um ano e cinco meses. As atividades práticas são desenvolvidas em dois turnos nas instalações do BNDES e as atividades teóricas são desenvolvidas em jornada de quatro horas diárias, às 6as feiras, em local designado pela empresa terceirizada, sendo uma vez por mês numa 5ª feira.
Remuneração e benefícios
Os aprendizes são remunerados com um salário mínimo nacional por mês integralmente trabalhado, sendo assegurados os demais direitos trabalhistas e previdenciários. Além dos benefícios determinados em lei, recebem auxílio-refeição e assistência médico-odontológica.
Veja também: