Open Banking
Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é uma iniciativa do Banco Central e uma tendência global, que dá os primeiros passos no Brasil para permitir que clientes tenham acesso a novos e mais eficientes serviços digitais, a partir da decisão pessoal e expressa de compartilhar seus dados bancários entre instituições financeiras.
O BNDES vem unir-se a esta importante iniciativa, que tem por princípios o incentivo à inovação, busca por eficiência, transparência e promoção da cidadania financeira, temas também valorizados pela instituição.
Nesta primeira fase da implementação, as instituições participantes disponibilizarão informações sobre o seus canais de atendimento, bem como seus produtos e serviços mais relevantes. O projeto é dividido em quatro fases e tem previsão para estar concluído, ao final de 2021. Conheça as fases.
> Visite a página de Perguntas Frequentes e tire suas dúvidas.
Como será no futuro para o cliente?
Futuramente, os clientes poderão optar por compartilhar suas próprias informações, como dados de conta corrente, cartão de crédito, histórico de operações de crédito, para utilizar soluções digitais integradas que permitam uma maior visibilidade de suas vidas financeiras, além de potencialmente obter melhores ofertas de produtos de crédito, entre outros benefícios.
Será possível, por exemplo, comparar produtos e serviços de diferentes instituições que atendam às suas necessidades, podendo avaliar a melhor oferta de forma rápida e eficaz. A expectativa é de que o Open Banking também incentive o surgimento de soluções inovadoras.
O cliente é dono de seus próprios dados e apenas ele poderá decidir quando e com que instituições deseja compartilhá-los, com finalidade específica e prazos definidos. Isso poderá ser feito a partir dos canais digitais das instituições financeiras ou de pagamentos participantes.
Visite as seções relacionadas ao tema: