O apoio do BNDES contribui de diversas formas para alterar o produto agregado potencial, condição necessária do processo de desenvolvimento. Projetos financiados pelo BNDES podem resultar ainda em incremento da produtividade média e da complexidade da economia. São critérios na avaliação da dimensão Economia Nacional:
Capacidade produtiva, produtividade e complexidade econômica
Explicita o impacto positivo esperado sobre essas variáveis. Alguns atributos do projeto proporcionam transbordamentos diferenciados, tais como: difusão de progresso técnico, plantas pioneiras, potencial de alteração de estruturas de mercados ou estar em setor deficitário na balança comercial.
Inovação
É importante vetor do desenvolvimento econômico. Para efeitos da Tiip, os projetos são classificados conforme as entregas previstas, a intensidade do esforço inovativo alocado e a formação de competências.
Infraestrutura
Explicita os efeitos esperados do investimento em infraestrutura, fundamental para ganhos sustentados de competitividade da economia, com destaque para a redução de gargalos estruturais.
Exportação
Avalia o impacto do projeto no incremento de exportações setoriais, de modo a explicitar ganhos de competitividade adicionais para a economia (diversificação de produtos e mercados), já que empresas exportadoras tendem a ser mais produtivas e tecnologicamente mais dinâmicas.
Fornecedores
Efeitos de encadeamento influenciam a diversificação da estrutura produtiva e o crescimento do produto. A adição de elos intensivos em tecnologia em cadeias contribui para o aumento da complexidade econômica do país.
Educação e cultura
A Tiip destaca este critério, considerando tanto a ampliação do nível geral de conhecimento do país quanto seu potencial de difusão, ainda que por meio de ações voltadas à potencialização do ensino formal.