Chamada Pública BNDES/FEP Prospecção nº 02/2008 - Logística ferroviária Brasil-Chile
Estudos e pesquisas para avaliação técnica, econômico-financeira e jurídico-regulatória de soluções destinadas a viabilizar um sistema logístico ferroviário de carga entre portos do Sul/Sudeste do Brasil e portos do Chile
A integração da América do Sul tem-se consagrado como uma das mais elevadas prioridades da política externa brasileira. Nas duas últimas décadas, observou-se o desenvolvimento de uma forte agenda de integração, confirmado por resultados visíveis sobre a produção, o incremento do comércio intrarregional, a valorização da pauta exportadora e a facilitação da circulação de bens, serviços e pessoas.
A despeito dos avanços logrados, grandes desafios ainda se apresentam ao processo de integração regional, tais como a criação de uma rede de infraestrutura moderna, que permita superar os atuais gargalos à conectividade e reduza as assimetrias entre os países do continente.
Com essa perspectiva, o BNDES lançou, em 2008, a Chamada Pública de Seleção BNDES/FEP nº 02/2008 (PDF - 67 kB). Seu objetivo era financiar estudos e pesquisas para consolidar informações e apresentar propostas que aperfeiçoem o transporte ferroviário de cargas entre os portos no Sul/Sudeste do Brasil e os portos no Chile.
Resultados
As empresas selecionadas para receber o apoio financeiro destinado à realização dos estudos foram: Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura – EBEI, ENEFER - Consultoria, Projetos Ltda, Ernst Young Terco Assessoria Empresarial Ltda, Siqueira Castro Advogados, Trends Engenharia e Infraestrutura Ltda e Vetec Engenharia Ltda.
O Estudo, que apresentou uma alternativa logística ferroviária para a região, envolve também aspectos de demanda, de engenharia, econômico-financeiros, sócio-ambientais e jurídico-institucionais. Foi estruturado em três fases, compostas por 14 produtos:
- Fase 1: Cenários Macroeconômicos e Caracterização dos Corredores (Produtos 1, 2 e 3). Análise preliminar das principais alternativas de transporte multimodal, entre portos do sul/sudeste do Brasil e portos do Chile, avaliando o potencial de demanda e características físicas.
- Fase 2: Estudos Técnicos Referentes ao Eixo de Capricórnio (Produtos 4 a 13). Esforço analítico concentrado sobre o Eixo de Capricórnio. - consenso no sentido de ofertar uma alternativa logística ferroviária como mecanismo de desenvolvimento e integração regional.
- Fase 3: Elaboração do Relatório Final e seus Anexos (Produto 14). Consolidação e edição das informações levantadas ao longo das Etapas 1 e 2. O resultado consiste num relatório final e seus anexos.
Observação: O conteúdo do estudo não reflete necessariamente opiniões do BNDES. As informações produzidas são públicas e têm o propósito de serem um insumo para a elaboração de pesquisas acadêmicas, modelos de negócio e, sobretudo, políticas públicas que intensifiquem o desenvolvimento econômico-social e a integração regional por meio do transporte ferroviário.
Documento | Conteúdo | Tamanho |
---|---|---|
Produto 14 (em português) | Relatório consolidado em português | PDF - 35 MB |
Produto 14 (em espanhol) | Relatório consolidado em espanhol | PDF - 37 MB |