Chamada Pública BNDES/FEP Prospecção nº 02/2011 - Produção de Biocombustíveis no Oeste Africano
Objetivo
Esta chamada pública teve por objetivo financiar, no âmbito do Fundo de Estruturação de Projetos (BNDES FEP), um estudo de viabilidade de produção de biocombustíveis nos países-membros da União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA). O estudo compreende levantamento completo, em todo o território de Benim, Burkina Faso, Cote d’Ivoire (Costa do Marfim), Mali, Níger e Togo, das condições de clima, de solo, sociais, ambientais, de mercado, de infraestrutura, de marco legal, entre outras que possam impactar a sustentabilidade e viabilidade da produção de bioenergia. A análise levará em consideração, ainda, os resultados dos estudos em curso de execução ou já realizados na Guiné-Bissau e no Senegal, cobrindo assim o território total dos oito países membros da UEMOA.
O resultado final deve ser a identificação das áreas propícias para o cultivo, de maneira sustentável, das principais matérias-primas utilizadas para a produção de bioenergia. O estudo também deverá recomendar modelos de negócio para as regiões identificadas como aptas, na forma de projetos pioneiros com grande potencial de sucesso, que poderão envolver etanol, bioeletricidade, biodiesel, biomassa sólida, ou qualquer combinação das modalidades anteriores entre si ou com a produção de alimentos, de modo a maximizar sua sustentabilidade.
Resultado da chamada pública
O BNDES selecionou, de acordo com os Critérios Técnicos constantes do Item 8 da Chamada Pública, a Consulta Prévia apresentada pelo Consórcio Bain Brasil LTDA ; Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; ESALQ/USP. A escolha foi realizada por um Grupo de Trabalho composto por membros do BNDES e do Ministério das Relações Exteriores e, posteriormente, foi referendada pelo Comitê de Seleção do FEP.
Foram apresentadas quatro Consultas Prévias, conforme quadro abaixo:
Proposta | Proponente |
---|---|
A | McKinsey & Company |
B | Bain Brasil LTDA ; Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; ESALQ/USP |
C | PricewaterhouseCoopers e Datagro |
D | FGV Projetos |
O BNDES agradece a participação de todas as instituições.
Relatórios finais do estudo
- Sumário executivo (em português) (ZIP - 15,5 MB)
- Sumário executivo (em inglês) (PDF - 6,7 MB)
- Sumário executivo (em francês) (PDF - 5 MB)
- Relatório 1: Plano de Trabalho (PDF - 3 MB)
- Relatorios 2 e 3: Coleta de dados e entendimento da situação atual (PDF - 29 MB)
- Relatorios 4 e 5: Recomendação de modelos de negócio e identificação de regiões propícias e Análise de viabilidade econômico-financeira dos possíveis projetos pioneiros (PDF - 7,5 MB)
- Relatorio 6: Análise de oportunidades de negócio para exportadores brasileiros e empreendedores da UEMOA, proposição de políticas públicas e marco regulatório da indústria de biocombustíveis na UEMOA (PDF - 5,5 MB)
- Relatório 7: Guia de implantação de projetos e Plano de articulação MRE e UEMOA (PDF - 319 kB)
Mais informações
- Divulgação do resultado da Chamada Pública (30.11.2011, em PDF - 42 kB)
- Veja todas as condições da Chamada Pública BNDES/FEP Prospecção nº 02/2011 (PDF - 121 kB)