Estruturado pelo BNDES, projeto para concessão de Parque Mata da Pimenteira (PE) lança consulta pública
Até 28 de novembro, projeto que vai ampliar os serviços de apoio ao turismo ambiental esclarece dúvidas e recebe sugestões das pessoas
Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo de Pernambuco lançou nesta quinta-feira (27), consulta pública para a concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. Até 28 de novembro, qualquer interessado poderá consultar documentos, encaminhar dúvidas e dar sugestões sobre o projeto que vai ampliar os serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações.
No dia 18 de novembro será realizada audiência pública para debate com os diversos atores sociais interessados no projeto.
Os investimentos no Parque da Pimenteira vão modernizar os mirantes e as trilhas para caminhadas, além de criarem novos atrativos para os futuros visitantes. A estruturação do projeto prevê a utilização de recursos de compensação ambiental para viabilizar investimentos no parque.
Parque Estadual Mata da Pimenteira – Com 887 hectares, a unidade de conservação é a primeira dedicada à proteção da caatinga, que é o único bioma exclusivamente brasileiro.
O Programa de Concessão de Unidades de Conservação do BNDES - realizado em parceria com o Instituto Semeia - tem como objetivo atrair investimentos para o aumento do potencial turístico dos parques nacionais do Brasil. As concessões melhoram a infraestrutura dos parques e desenvolvem a vocação turística nas regiões, aspectos fundamentais para atrair visitantes e investidores. A carteira atual do BNDES conta com 48 projetos nas esferas estadual, federal e municipal.
Sobre o BNDES — Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.