Gestão de risco de crédito
O BNDES realiza a gestão de risco de crédito dos Agentes Financeiros credenciados, por meio do estabelecimento de Limites de Crédito baseados em sua Classificação de Risco, Conceito Cadastral e porte.
As Classificações de Risco são revisadas periodicamente. O Limite de Crédito é determinado com base na Classificação de Risco e na vigência do Conceito Cadastral do Agente.
Para atualização da Classificação de Risco, é necessário o envio periódico dos Documentos CADOCs (no formato usado para o Banco Central): 4010, 4060 e 2061 (DLO), referentes aos dois últimos semestres. No caso de cooperativas, devem ser enviados os Documentos CADOCs 4010, 4433, 4060, 4413 e 2061 (DLO). Além disso, é imprescindível o preenchimento e envio dos Anexos para Avaliação de Risco de Agentes (XLS - 190 kB), atualizado em 18.09.2024), contendo informações sobre a carteira de crédito, limites operacionais e captações, referentes aos mesmos períodos dos CADOCs. Tais documentos devem ser encaminhados para gerenciadebancos@bndes.gov.br
A atualização do Conceito Cadastral deve ser feita pelo Portal do Cliente do BNDES, na aba “Habilitação”, conforme as instruções ali disponíveis.