
22º Festival Internacional de Documentários
Assista a filmes no Espaço Cultural BNDES
O BNDES é um dos principais patrocinadores do Festival É Tudo Verdade. A parceria, que teve início em 2010, evidencia o comprometimento do Banco com o fortalecimento da economia da cultura brasileira e com o desenvolvimento do setor audiovisual nacional.
Dias 24, 25 e 28 de abril
Sessões às 13h, 17h e 19h
Acesso à sala de exibição 30 minutos antes de cada sessão, segundo ordem de chegada e respeitando a lotação máxima.
Entrada franca.
Programação no Espaço Cultural BNDES
Segunda-feira 24/04
13h – O ESTADO DAS COISAS
Todos os Governos Mentem
Fred Peabody
CANADÁ
90min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Adotando como título a máxima de I.F.Stone (1907-1989), o documentário explora a sobrevivência do legado do célebre jornalista investigativo norte-americano. Em tempos em que as grandes corporações midiáticas não raro optam pela perseguição aos altos índices de audiência em detrimento da busca da verdade, mais do que nunca é fundamental o trabalho de repórteres comprometidos com sua revelação a todo custo, tais como Glenn Greenwald, Jeremy Scahill, Matt Taibbi e Amy Goodman.
17h – COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS E MÉDIAS METRAGENS
A Prisão em 12 Paisagens
Brett Story
CANADÁ/USA
87min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Recorrendo a situações filmadas em diversas regiões dos EUA, a cineasta canadense Brett Story compõe uma instigante reflexão sobre como a atual filosofia do encarceramento em massa naquele país – hoje com 2,2 milhões de detentos – penetrou cada aspecto da vida. Ela viaja ao oeste do Kentucky, onde as oportunidades de trabalho deslocaram-se da decadente mineração de carvão para os postos em penitenciárias. Entrevista um empreendedor no Bronx que prosperou fornecendo pacotes de higiene adequados aos múltiplos regulamentos de cada prisão e, também, prisioneiras que combatem incêndios florestais na Califórnia e que temem não ter oportunidades semelhantes quando libertadas.
19h - O ESTADO DAS COISAS
Offshore - Elmer e o Sigilo do Banco Suiço
Werner Schweizer
SUÍÇA
102min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Quando, há seis anos, o auditor Rudolf Elmer, do banco suíço Julius Baer, decidiu divulgar informações sobre milhares de clientes e corporações que mantinham contas nas ilhas Cayman, começa a cair o véu que encobria uma generalizada evasão fiscal. Enquanto o até então todo-poderoso sigilo do sistema bancário suíço sofre um de seus maiores abalos, Elmer tem sua reputação demolida e sofre processos, pagando um alto preço por transformar-se de agente interno em opositor.
Terça-feira 25/04
13h – O ESTADO DAS COISAS
Permanecer Vivo - Um Método
Erik Lieshout
HOLANDA/BÉLGICA
70min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Em 1991, inspirado pelas histórias de vida de algumas pessoas com distúrbios psiquiátricos, o escritor francês Michel Houellebecq escreveu seu provocativo ensaio “Rester Vivant”(Permanecer vivo). Vinte e cinco anos depois, o roqueiro norte-americano Iggy Pop extrai do ensaio trechos que correspondem a alguns de seus próprios desafios pessoais, como quando, ainda um jovem artista, descobriu-se à beira da insanidade.
17h - O ESTADO DAS COISAS
Cine São Paulo
Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli
BRASIL
78min
Sessão com legenda em Libras
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Desde 1940, quando seu pai comprou um cinema na cidade de Dois Córregos (SP), a vida de Francisco Teles foi definida por esse lugar. A sala, que já teve diversos nomes, mortes e ressurreições, é o símbolo vivo da passagem do projetor a carvão ao digital, da resistência diante da TV e do videocassete e também da memória afetiva na cidade de filmes como “O homem que sabia demais”, de Alfred Hitchcock, “Superman”, de Richard Donner, e “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles.
19h - COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS E MÉDIAS METRAGENS
A Copa dos Trabalhadores
Adam Sobel
REINO UNIDO
89min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Imigrantes asiáticos e africanos que constroem os estádios e instalações da Copa do Mundo de 2022, no Catar, participam, em 2015, de um torneio de futebol. Pensado como grande jogada de marketing pelas companhias contratantes dos operários, o evento torna-se uma oportunidade para que o documentário revele os bastidores de inacreditáveis condições de vida e de trabalho. Os operários não podem, por exemplo, deixar seus alojamentos sem permissão, muito menos trocar de emprego ou deixar o país. A maioria deles não vê a família há anos e enfrenta jornadas frequentemente denunciadas como inseguras e arriscadas, transformando-os em virtuais escravos em pleno século 21.
Sexta-feira 28/04
13h – O ESTADO DAS COISAS
A Batalha de Florange
Jean-Claude Poirson
FRANÇA
109min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Crônica da crise em torno do fechamento dos últimos dois altos-fornos da siderúrgica indiano-britânica Arcelor-Mittal, no vale de la Fensch, em Florange, região nordeste da França. Entre 2012 e 2013, trabalhadores valeram-se de todas as formas de resistência e de luta para salvar a usina e milhares de postos de trabalho. Enfrentaram poderosos e autoridades, lidaram com traições e falsas promessas para protagonizar um capítulo dramático da desindustrialização da França.
17h – COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
Tudo é Irrelevante. Helio Jaguaribe
Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan
BRASIL
83min
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Nascido no Rio de Janeiro em 1923, Helio Jaguaribe é um dos cientistas políticos mais importantes do Brasil. Pertencente a uma geração de intelectuais devotados a repensar o Brasil desde meados dos anos 1950, ele é um dos expoentes do nacional-desenvolvimentismo, que formulou teorias para um capitalismo autônomo no Brasil, apoiado na participação da burguesia nacional e na integração latino-americana. O documentário permite uma rara oportunidade de reavaliar o legado de um pensador que participou da elaboração da identidade brasileira e que sonhou com o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
19h - SESSÃO CANCELADA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR
Confira a programação completa do festival no site: www.etudoverdade.com.br