Definições de termos relacionados a inovação
Atividades Inovativas
Atividades inovativas são atividades representativas dos esforços da empresa voltados para a melhoria do seu acervo tecnológico e, consequentemente, para o desenvolvimento e implantação de produtos (bens ou serviços) ou processos novos ou significativamente aprimorados.
Dentre as atividades inovativas encontra-se a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que compreende o trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o acervo de conhecimento e o uso destes conhecimentos para desenvolver novas aplicações, tais como produtos ou processos novos ou substancialmente aprimorados. O desenho, a construção e o teste de protótipos e de instalações piloto constituem muitas vezes a fase mais importante das atividades de P&D. Inclui também o desenvolvimento de software, desde que este envolva significativos avanços tecnológicos ou científicos.
Inovação
Inovação é a introdução com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou que contenham alguma característica nova e diferente da até então em vigor. A inovação pode resultar de novos desenvolvimentos, de novas combinações de tecnologias existentes ou da utilização de outros conhecimentos adquiridos pela empresa.
Inovação de Produto
Inovação de produto é a introdução no mercado de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente aprimorado.
Produto novo é aquele cujas características fundamentais (especificidades técnicas, componentes e materiais, software incorporado, funções ou usos pretendidos) diferem substancialmente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa.
Significativo aperfeiçoamento de produto refere-se a um produto previamente existente, cujo desempenho foi substancialmente aumentado ou aperfeiçoado. Um produto simples pode ser aperfeiçoado (no sentido de obter um melhor desempenho ou um menor custo) através da utilização de matérias-primas ou componentes de maior rendimento. Um produto complexo, com vários componentes ou subsistemas integrados, pode ser aperfeiçoado via mudanças parciais em um dos componentes ou subsistemas. Um serviço também pode ser substancialmente aperfeiçoado por meio de adição de nova função ou de mudanças nas características de como ele é oferecido, que resultem em maior eficiência, velocidade ou facilidade de uso do produto, por exemplo.
Não são incluídas como inovações de produto, dentre outras:
- Mudanças puramente estéticas ou de estilo do produto;
- Mudanças rotineiras, menores, nas funções ou características do produto, que não envolvam um grau suficiente de novidade ou de esforço tecnológico, e que não acrescentem nada significativo ao seu desempenho;
- Na indústria de vestuário, a introdução, seguindo as tendências da moda, de novas cores, cortes e coleções;
- Na informática, a introdução de um release (pequenas alterações ou correções de bugs) de um software já existente;
- Mudanças apenas no tamanho ou volume da embalagem, e mudanças no nome do produto no mercado;
- Comercialização ou fabricação de produtos novos integralmente desenvolvidos e produzidos por outra empresa; e
- Customização para um cliente que não inclua diferenças significativas de atributos comparados aos produtos feitos para outros clientes.
Inovação de Processo
Inovação de processo é a introdução na empresa de um processo produtivo novo ou significativamente aprimorado. Processo novo ou significativamente aprimorado é a introdução de tecnologia de produção nova ou substancialmente aperfeiçoada, de métodos para oferta de serviços ou para manuseio e entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, como também de equipamentos e softwares novos ou substancialmente aperfeiçoados em atividades de suporte à produção.
O resultado da adoção de processo novo ou significativamente aprimorado deve ser substancial em termos do aumento da qualidade do produto (bem ou serviço) ou da diminuição do custo unitário da produção e entrega. A introdução desse processo pode ter por objetivo a produção ou entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, que não possam utilizar os processos previamente existentes, ou simplesmente aumentar a eficiência da produção e da entrega de produtos já existentes.
Não são incluídas como inovações de processo, dentre outras:
- Paralisação de alguma linha de produção, embora isto possa melhorar o desempenho da empresa;
- Compra de um número maior de máquinas de um modelo já instalado na empresa, mesmo que este seja extremamente sofisticado;
- Aquisição de máquinas e equipamentos mais modernos e avançados em relação aos anteriores;
- Mudanças pequenas, rotineiras, nos processos produtivos existentes, que não envolvam um grau suficiente de novidade na forma como são produzidas ou entregues e não acrescentem nada de significativo aos seus desempenhos; e
- Mudança organizacional que não está diretamente associada a alguma mudança tecnológica incorporada a novas máquinas, equipamentos ou software.
Inovação Organizacional
Inovação organizacional é a implementação de novas técnicas de gestão ou de significativas mudanças na organização do trabalho e nas relações externas da empresa, com vistas a melhorar o uso do conhecimento, a eficiência dos fluxos de trabalho ou a qualidade dos bens e serviços. Ela deve ser resultado de decisões estratégicas tomadas pela direção e constituir novidade organizacional para a empresa.
Não são incluídas como inovações organizacionais, dentre outras:
- Mudanças nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas baseadas em métodos organizacionais já em uso na empresa;
- Formulação de estratégias de gerenciamento;
- Fusões e aquisições de outras empresas, ainda que suponham uma novidade organizativa para a empresa;
- Movimentação e promoção de pessoas, aumento de efetivo e colocação de pessoas novas em posições já existentes; e
- Interrupção do uso de um método organizacional, ainda que isso resulte em um melhor desempenho para a empresa.
Inovação de Marketing
Inovação de marketing é a implementação de novas estratégias ou conceitos de marketing, que diferem significativamente daqueles utilizados previamente no mercado brasileiro. Supõe mudanças significativas na forma de comercialização, nos seus canais de venda e em sua promoção, sem modificar as características funcionais ou de uso do produto. Tais inovações visam a melhor atender às necessidades dos clientes, abrir novos mercados ou reposicionar o produto no mercado.
Não são consideradas inovações em marketing, dentre outras:
- mudanças na fixação de preço;
- mudanças sazonais, regulares ou rotineiras nos instrumentos de marketing;
- peça publicitária;
- mudança no design ou na embalagem de um produto baseada em um conceito de marketing já utilizado pela empresa, ainda que esta seja significativa;
- utilização de métodos de marketing existentes para atingir um novo nicho ou mercado geográfico; e
- interrupção do uso de um método de marketing, ainda que isso resulte em um melhor desempenho para a empresa.