O oceano é de grande relevância para o país, seja no aspecto da defesa da soberania nacional; no econômico, por viabilizar atividades geradoras de milhões de empregos; ou no aspecto ambiental, que assegura o futuro das novas gerações.
A economia azul desponta como um conceito de uso sustentável dos recursos oceânicos e aquáticos, na medida em que o mundo reconhece o papel vital dos oceanos no equilíbrio ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.
A área marinha do território brasileiro — nossa Amazônia Azul — alcança 5,7 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a dois terços do território continental do país. Preservar esses recursos e recuperar áreas já degradadas são, portanto, ações de alto valor estratégico.
A iniciativa BNDES Azul foi lançada em janeiro de 2024, com ações voltadas para o fomento de atividades no oceano de forma integrada e sustentável.
Detectamos que você está utilizando um navegador antigo que não é mais suportado pelo nosso
site. Sugerimos o uso de um navegador mais moderno, como Chrome, Firefox, Safari ou Edge, para melhor
visualização das nossas páginas.
Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.