Chamada de projetos de mobilidade urbana sustentável para realização de estudos de pré-viabilidade
Em parceria, a Cooperação Alemã por meio do KfW Banco de Desenvolvimento (KfW), o BNDES, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) abrem uma Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável com o objetivo de selecionar no mínimo cinco projetos que terão seus estudos de pré-viabilidade realizados com recursos não reembolsáveis do governo alemão (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento - BMZ).
A contratação dos serviços de consultoria para os estudos será feita diretamente pelo KfW Banco de Desenvolvimento, com recursos do governo alemão, não havendo transferência de recursos financeiros ao ente proponente.
Esta é a primeira iniciativa dessa cooperação que tem o propósito de desenvolver ações para fomentar a mobilidade urbana sustentável no Brasil.
A preparação da Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O público-alvo da chamada são:
- Estados;
- Capitais e o Distrito Federal; e
- Municípios com uma população acima de quinhentos mil habitantes.
A submissão de propostas se iniciou no dia 24 de março de 2021 e se encerrou no dia 31 de maio de 2021.
Para conhecer os projetos selecionados pela Chamada de projetos de mobilidade urbana sustentável Clique aqui
Tire seu projeto do papel e mude a mobilidade da sua cidade!
Projetos
Projetos Elegíveis
Podem participar da chamada projetos de investimento em mobilidade urbana sustentável que se alinhem aos objetivos da Cooperação KfW, BNDES e MDR e busquem:
- Reduzir emissões de CO2 e demais poluentes, tais como materiais particulados de desgaste e combustão, NOx, CH4 e N2O; e
- Promover a inclusão social.
Além disso, são desejáveis projetos que:
- Promovam tecnologia de mobilidade adequada à realidade e/ou aos problemas locais (ver Guia TPC para projetos de transporte público);
- Sejam sustentáveis financeiramente;
- Estejam alinhados aos planos locais existentes (plano diretor e de mobilidade, por exemplo);
- Promovam a integração de modos de transporte e/ou contribuam para que o sistema existente se torne mais eficiente;
- Sejam inovadores no aspecto tecnológico, financeiro, social, de governança e/ou de operação; e
- Promovam benefícios socioeconômicos e/ou para a saúde da população.
Em caso de projetos que prevejam futuras concessões ou PPPs, a experiência prévia do proponente com esses modelos, a existência de legislação pertinente e de mecanismos de garantia de eventuais recursos públicos necessários para a implementação e/ou operação do projeto serão avaliados e valorizados.
Projetos Não Elegíveis
Não podem participar da chamada:
- Projetos que promovam o transporte individual motorizado, mesmo que relacionados a veículos limpos (como, por exemplo, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos particulares ou expansão da capacidade viária para o tráfego em geral);
- Estudos, mesmo que focados em temas relativos à mobilidade urbana (como, por exemplo, estudos para a constituição de autoridades de transporte/autoridades metropolitanas, de revisão de políticas tarifárias e estudos para o financiamento da operação do sistema de transporte ou para elaboração de planos municipais de mobilidade).
Proponentes elegíveis
Podem submeter propostas de projetos para os estudos de pré-viabilidade:
- Municípios com quinhentos mil habitantes ou mais;
- Capitais de Estados da Federação e o Distrito Federal;
- Estados.
Serão avaliadas, entre outras, as seguintes caraterísticas:
- Capacidade financeira do proponente;
- Disponibilidade de uma equipe multidisciplinar e qualificada, dedicada ao projeto durante a fase de estudos e pré-viabilidade.
Em caso de projetos que prevejam concessões ou PPP, serão valorizadas experiências prévias com estes modelos, em especial na área de mobilidade urbana.
Como submeter seu projeto
Para participar da seleção, o ente público deve:
- Preencher o formulário de inscrição;
- Enviar uma carta compromisso, conforme modelo abaixo, que deverá ser assinada pela(o) Secretária(o) de Transportes/Mobilidade, Prefeita(o) ou Governador(a).
Materiais de apoio à submissão de proposta e à elaboração de projetos de mobilidade urbana sustentável
Em 2018, o KfW, o BNDES e o MDR lançaram um guia para ajudar entes públicos a elaborar projetos de mobilidade urbana sustentável.
O Guia TPC contém orientações para a escolha da solução tecnológica e para a implementação de projetos de transporte público coletivo, desde a etapa de concepção do projeto até a de operação do serviço. Além disso, o Guia contém orientações para integração com modos ativos, que fazem parte dos tipos de projetos elegíveis no âmbito desta chamada.
Recomendamos que projetos de transporte público coletivo tenham o Guia TPC como base de sua elaboração.
A ferramenta permite estimar a redução de emissões para projetos de:
- Transporte urbano de passageiros sobre trilhos;
- Aquisição de ônibus elétricos, híbridos, outros modelos com tração elétrica ou movidos a biocombustíveis;
- Bus Rapid Transit (BRT); e
- Implantação de infraestrutura cicloviária e sistemas de aluguel de bicicletas.
- Guia de implementação de políticas e projetos de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável
Perguntas e Respostas
1. O que é um estudo de pré-viabilidade de projetos de mobilidade urbana?
Falhas na etapa de planejamento podem comprometer tanto a implantação quanto a operação do projeto, podendo implicar prejuízos financeiros e/ou prestação de serviço de transporte público de modo inadequado.
Ocorre que estudos de pré-viabilidade podem ser dispendiosos, a depender do porte do projeto. Em função disso e por entender sua importância, a Cooperação KfW, BNDES e MDR pretende apoiar sua realização.
O diagrama abaixo ilustra as fases de um projeto, dentre elas a etapa de planejamento que inclui a elaboração de estudos de pré-viabilidade.
2. Haverá algum apoio para a implementação do projeto, após o estudo de pré-viabilidade?
- se o proponente tiver interesse na estruturação do projeto, os parceiros da cooperação dispõem de recursos reembolsáveis para financiar a execução dos serviços técnicos necessários para a fase de estruturação, que compreende desde a elaboração dos estudos aprofundados até o processo licitatório;
- se o proponente quiser contratar um financiamento para a implantação do projeto, pode também buscar as linhas de financiamento dos parceiros da cooperação.
Nas duas situações, faz-se necessária a celebração de contrato entre o proponente e o parceiro, cujos termos devem ser negociados oportunamente.
3. Quais critérios serão levados em consideração no processo de seleção dos projetos e qual a priorização entre estes critérios?
4. Consórcios Públicos de Municípios (Consórcios Intermunicipais) são proponentes elegíveis?
5. Regiões Metropolitanas são proponentes elegíveis?
6. Projetos com foco em investimentos em infraestrutura serão priorizados na chamada?
7. Quantas propostas de projetos serão selecionadas no âmbito da chamada?
8. Existe limite de número de propostas inscritas por proponente?
9. Qual é o montante de recursos disponibilizados para a Chamada?
Os estudos, realizados com recursos do Governo Alemão, serão contratados diretamente pela instituição gestora desses recursos, o Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW). Portanto, não haverá repasses aos entes públicos proponentes.
A chamada é uma iniciativa da Cooperação KfW, BNDES e MDR, instituições que uniram esforços e recursos para viabilizar projetos de mobilidade urbana sustentável. Até o momento estão confirmados 450 mil euros do governo alemão.
10. Projetos que possam levar a futuras concessões ou PPP terão prioridade nesta chamada?
11. O que significa o projeto ser sustentável financeiramente?
12. Não tenho resposta(s) para alguma(s) das perguntas contidas no formulário de apresentação de propostas. A minha proposta será considerada incompleta e desclassificada ou receberá uma pontuação baixa por falta de informações?
13. Meu projeto não é semelhante a nenhum dos exemplos citados na chamada de mobilidade urbana sustentável. Como posso saber se meu projeto será elegível nesta chamada?
14. Vocês citam projetos que “possam tornar o sistema existente de transporte público mais eficiente” como elegíveis. Quais tipos de projetos serão contemplados neste quesito? Como posso saber se o meu projeto se encaixa?
15. Não disponho de metodologia e/ou dados sobre as reduções de emissões de GEE que o meu projeto poderá alcançar. Posso apresentar a proposta mesmo assim?
Recomendamos que utilize a ferramenta para estimar as suas reduções de emissões de GEE.
- Transporte urbano de passageiros sobre trilhos;
- Aquisição de ônibus elétricos, híbridos, outros modelos com tração elétrica ou movidos a biocombustíveis;
- Bus Rapid Transit (BRT); e
- Implantação de infraestrutura cicloviária e sistemas de aluguel de bicicletas.
Se você ainda não tem todos os dados para completar os cálculos, recomendamos que faça uma descrição de como seu projeto levará à redução de emissões e de como as mesmas poderiam ser estimadas. Avaliaremos, no âmbito do processo seletivo, se as informações são satisfatórias para avaliar o projeto.
16. Quais metodologias posso aplicar para estimar as possíveis reduções de emissões de GEE ou poluentes locais do meu projeto?
Para esta chamada, recomendamos a utilização da ferramenta desenvolvida para o Programa Fundo Clima para a estimativa das reduções de emissões de CO2. Se você já dispõe de outra metodologia ou estimativa de reduções de emissões de CO2, pode anexá-la à sua proposta. Se você ainda não tem todos os dados para completar os cálculos, recomendamos que faça uma descrição de como seu projeto levará a redução de emissões, e de como as mesmas poderiam ser estimadas. Avaliaremos no âmbito do processo seletivo, se as informações são satisfatórias para poder avaliar o projeto.
17. Quais tipos de medidas poderão promover a inclusão social num projeto de mobilidade urbana?
Quaisquer medidas que contribuam para reduzir a desigualdade social e promover o acesso de grupos menos favorecidos ou mesmo marginalizados a oportunidades de emprego, educação, saúde e lazer.
18. Caso meu projeto seja selecionado, quais serão as responsabilidades do meu município/estado na elaboração do estudo de pré-viabilidade?
Conforme explicitado no modelo de Carta Compromisso, o município/estado se compromete a contribuir com a facilitação de informações e o apoio técnico da equipe responsável durante a fase dos estudos de pré-viabilidade.
Vídeo do evento tira-dúvidas sobre a chamada
Confira abaixo a apresentação realizada pela Cooperação KfW, BNDES e MDR e BID no evento tira-dúvidas sobre a Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável.
Vídeo do evento de abertura da chamada
Confira abaixo a apresentação e a sessão de respostas às perguntas do público realizadas pela Cooperação KfW, BNDES e MDR e BID no evento de abertura da Chamada de Projetos de Mobilidade Urbana Sustentável.
Projetos selecionados pela Chamada de Mobilidade Urbana Sustentável
Os parceiros da Chamada de projetos de mobilidade urbana sustentável têm o prazer de anunciar, por ordem alfabética, os proponentes cujos projetos foram selecionados para receber apoio para a realização de estudos de pré-viabilidade com recursos não reembolsáveis do governo alemão (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento - BMZ).
- Município de Curitiba/PR - Eletrificação da Frota do Inter 2 e BRT Leste Oeste
- Município de Fortaleza/CE - Ciclomobilidade elétrica para Micrologística de Cargas
- Município de Guarulhos/SP - Veículo Leve sobre Trilhos
- Município do Recife/PE - Veículo Leve sobre Trilhos
- Município de Salvador/BA - Teleférico Subúrbio Ferroviário
O KfW, o BNDES e o MDR agradecem o interesse de todos e ressaltam a diversidade e a qualidade das propostas recebidas.
Conheça o resultado dos estudos
Clique no projeto para ver o estudo realizado. Conforme novos estudos forem concluídos, serão publicados nesta seção da página.
- Município de Fortaleza/CE - Ciclomobilidade elétrica para Micrologística de Cargas (PDF - 21,8 MB)
- Município de Guarulhos/SP - Veículo Leve sobre Trilhos (PDF - 27,5 MB)
- Município de Salvador/BA - Teleférico Subúrbio Ferroviário (PDF - 22,4 MB)
Fale conosco
Em caso de dúvidas, entre em contato com chamadamobilidadeurbana@bndes.gov.br.