Fluxo e evolução da carteira de renda variável do Sistema BNDES
O painel a seguir abrange os investimentos, desinvestimentos e remuneração anuais da carteira de renda variável do Sistema BNDES, como ações, debêntures e fundos de investimentos.
Observações importantes:
Obs1: O painel acima reflete a posição e fluxo da carteira de renda variável do Sistema BNDES até o final de MARÇO/2022, data-base das últimas Demonstrações Financeiras do Sistema BNDES.
Obs2: As aquisições em 2020 resultam da aquisição de ativos do FPS que integrava o PIS/PASEP, no âmbito das ações de combate aos efeitos da pandemia do Covid-19, exceto no caso de VLI que decorreu do exercício de opção de compra contra a VALE S/A.
Obs3: conforme fato relevante divulgado pela Stara S.A. em 01/04/2022, foi celebrado entre a BNDESPAR e a controladora da Cia (ST e Filhos Participações Societárias Ltda), o Contrato de Compra e Venda de Ações, estabelecendo a aquisição, pela acionista controladora da Cia, da totalidade das ações ordinárias de emissão da Stara S.A. de titularidade da BNDESPAR, representativas de 10,26% do total de ações da Cia. Nos termos do Contrato, a Acionista Controladora passará a deter 99,68% do totas de ações ordinárias, representativas do capital social da Cia e, em se concretizando a aquisição das ações de titularidade da BNDESPAR pela Controladora, esta protocolará junto à CVM, no prazo de 30 dias contados do fechamento da operação, o respectivo pedido de registro de Oferta Pública de Aquisição de Ações.
- Os dados acima refletem as operações de investimento no mercado primário e secundário, desinvestimentos e a remuneração recebida pela carteira de renda variável das empresas do Sistema BNDES, sendo a maioria realizada por meio da BNDESPAR.
- O valor de mercado da carteira de renda variável é uma estimativa gerencial caso a totalidade da carteira fosse marcada a mercado, podendo diferir do valor contábil das participações acionárias apresentado no balanço das Empresas do Sistema BNDES no caso de empresas coligadas.
- A carteira de renda variável do Sistema BNDES é composta pelos seguintes ativos: ações, debêntures e cotas de fundos. As debêntures divulgadas nesta consulta são títulos adquiridos no âmbito de operações de renda variável e, portanto, diferentes dos de remuneração fixa.
- As operações com debêntures de renda variável abrangem os seguintes tipos: conversíveis em ações, permutáveis em ações, participativas, perpétuas, simples, simples conjugadas com bônus de subscrição de ações e simples conjugadas com opção de compra ou venda.