FUST - Fundos Garantidores Aplicáveis ao FUST

Muitas vezes o principal obstáculo para um provedor acessar crédito são as garantias. Ao longo dos últimos anos o BNDES desenvolveu os seguintes fundos garantidores, aplicáveis a operações de crédito, com ou sem recursos do FUST, para provedores regionais de micro, pequeno e médio porte (MPMEs):
- Fundo Garantidor para Investimentos (FGI tradicional): trata-se de um fundo perene de complementação de garantias de crédito para MPMEs, ativo;
- Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC): programa criado durante a Pandemia de 2020 para apoio às MPMEs, que foi reformulado, e atualmente tem caráter permanente, ativo;
- FGI PEAC Crédito Solidário RS: programa voltado exclusivamente para apoio às empresas MPMEs afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024, com atuação encerrada em dez-2024.
- FG BNDES-Sebrae: fundo garantidor voltado para MEI, Micro e Pequenas Empresas (PMEs), em parceria com o Sebrae, ativo.
O painel a seguir apresenta os principais resultados, bancos operadores, além de outras estatísticas dos fundos garantidores acima mencionados, em garantias concedidas para provedores regionais para apoiar operações de crédito (com ou sem a utilização do FUST):
Explore o painel interativo, clicando e passando o cursor sobre os objetos. É possível realizar o download da tabela:
Além desse painel setorial, é possível consultar os financiamentos com garantia do FGI PEAC. Acesse aqui a consulta.