Relatório de Efetividade
2020-2021
A quinta edição do Relatório de Efetividade aborda o biênio 2020-2021. Neste período, marcado pela pandemia da Covid-19, o BNDES adotou um conjunto de ações emergenciais para mitigar os efeitos da crise. Também foi um período em que os serviços de estruturação de projetos, que se intensificaram no Banco a partir de 2019, resultaram em concessões e privatizações que têm o potencial de aumentar o acesso a serviços públicos e sua qualidade.
Esta edição do relatório traz o recorte do esforço, das entregas e dos impactos do BNDES a partir de sua contribuição para diferentes temas ligados ao desenvolvimento sustentável.
Como resultado do biênio, destaca-se o amplo conjunto de iniciativas de apoio emergencial realizado pelo Banco em 2020, diante do grave contexto econômico da pandemia de Covid-19. Conheça algumas entregas realizadas e previstas em decorrência de nossa atuação no biênio.
Saúde
O período de referência do relatório coincide com a pandemia de Covid-19, de forma que, no tema saúde, houve maior ênfase nas entregas voltadas ao combate à pandemia, como o apoio a mais de três mil novos leitos dedicados ao tratamento de pacientes com Covid e a cerca de 97 milhões de equipamentos de proteção individual (máscaras cirúrgicas, face shields, roupas médicas etc.). Operações no setor de saúde também geraram ou preveem gerar benefício a 1.370 unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saneamento
A atuação do Banco no setor de saneamento, que tem impacto direto em saúde, resultou em nove leilões de projetos estruturados pelo BNDES, no período 2020-2021, que preveem como resultado um volume de capital mobilizado de R$ 70,7 bilhões. Estima-se que, por meio desses projetos, 10,4 milhões de pessoas passarão a ter acesso a serviços de saneamento (água e/ou esgoto). Quando considerada a melhoria da prestação de serviços a partir desses projetos, o número total de beneficiados chega a 17,4 milhões de pessoas.
Em avaliação de efetividade contendo análise de projetos de saneamento que contaram com financiamento bancário, verificou-se que um município que recebe um novo projeto de saneamento básico experimenta uma redução de até 1,1% em suas internações hospitalares, considerando o total da população. Para bebês de até um ano de idade, a redução apresentada é de 4,0%.
Energia e clima
Projetos apoiados por crédito no biênio preveem aumento de 2.456 megawatts em capacidade instalada de geração eólica e 1.388 megawatts de energia solar. Considerando pequenas centrais hídricas e geração por biomassa, são 3,9 gigawatts de acréscimo previsto de capacidade de geração por fontes renováveis aprovados em 2020 e 2021. Estima-se que essa energia seja suficiente para atender ao consumo de 14,6 milhões de domicílios e cerca de 42,2 milhões de pessoas. Tal apoio permitirá, durante a vida útil dos projetos, evitar a emissão de 24 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente. Esse volume de emissões evitadas corresponde a cerca de nove anos de emissão de toda a frota de veículos da cidade de São Paulo, reforçando o trabalho do Banco para o estímulo à resiliência e à capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais.
Cidades sustentáveis
O apoio à implantação da Linha 6 do metrô da cidade de São Paulo prevê a extensão de 15 quilômetros de vias permanentes, a construção de 15 estações e a aquisição de 132 carros de metrô. Estima-se que esse projeto atenderá a 633 mil usuários por dia útil.
Em avaliação de efetividade contratada pelo BNDES sobre diversos projetos de mobilidade urbana realizados entre 2009 e 2018 no município do Rio de Janeiro (implantação e expansão de linhas de metrô, novos corredores de BRT, implantação de VLT e artérias rodoviárias), concluiu-se que os investimentos analisados reduziram o tempo de deslocamento ao usar transportes públicos. As evidências mostraram, ainda, redução na poluição atmosférica, efeitos positivos na saúde e na atividade econômica, com aumento do número de empresas e empregos.
Florestas
Destacam-se como resultado nesse tema, as mais de 13 mil pessoas diretamente beneficiadas e quase um milhão de hectares de área de florestas que passaram a ser manejadas em decorrência dos projetos apoiados. Em monitoramento e controle, foram capacitados 4,6 mil servidores como resultados de operações do Fundo Amazônia e foram apoiadas 470 missões de fiscalização ambiental. No componente de ordenamento territorial, têm destaque as cinco novas unidades de conservação apoiadas.
Veja as edições anteriores
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|
Relatório de Efetividade
|