O BNDES e o Protocolo Verde


O Protocolo Verde é um protocolo de intenções celebrado por instituições financeiras públicas e pelo Ministério do Meio Ambiente em 1995 e revisado em 2008.[1] Seu objetivo é definir políticas e práticas bancárias precursoras, multiplicadoras e exemplares em termos de responsabilidade socioambiental e em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Os signatários do protocolo comprometem-se a financiar o desenvolvimento com sustentabilidade, por meio de linhas de crédito e programas que promovam qualidade de vida da população e proteção ambiental. Os bancos participantes também reconhecem que podem cumprir papel fundamental na orientação de investimentos privados que pressuponham preservação ambiental e contínua melhoria do bem-estar da sociedade.

O BNDES se empenha continuamente em aprimorar sua atuação e atender ao Protocolo Verde mediante vários instrumentos e práticas que orientam suas ações, tanto no âmbito de sua atividade-fim de financiamento ao desenvolvimento, quanto em suas atividades administrativo-organizacionais internas. O cumprimento dos compromissos definidos nos cinco “princípios” do protocolo que, por sua vez, se desdobram em diretrizes específicas, podem ser observados na leitura deste relatório.

Para cada princípio, destacam-se as seguintes realizações em 2011:

  1. Financiar o desenvolvimento com sustentabilidade, por meio de linhas de crédito e programas que promovam a qualidade de vida da população, o uso sustentável dos recursos naturais e a proteção ambiental.
    • Desenvolvimento de linhas de financiamento e programas com taxas atrativas para investimentos sociais e ambientais associados aos projetos de apoio financeiro (ver Investimento Social das Empresas).
  2. Considerar os impactos e custos socioambientais na gestão de ativos (próprios e de terceiros) e nas análises de risco de clientes e de projetos de investimento, tendo por base a Política Nacional de Meio Ambiente.
  3. Promover o consumo sustentável de recursos naturais, e de materiais deles derivados, nos processos internos.
    • Além das tradicionais iniciativas (racionalização do consumo de energia, água e materiais de escritório; utilização de papéis de imprimir e escrever reciclados; coleta e separação dos bens descartados para reciclagem), em dezembro de 2011 foi aprovada a Política de Compras Sustentáveis do BNDES. Com essa iniciativa (mais detalhada no capítulo Ecoeficiência e Compras Sustentáveis), o Banco assume um papel indutor importante na disseminação das práticas operacionais sustentáveis, alcançando não só a cadeia de fornecedores de produtos e serviços, mas também os órgãos públicos e a sociedade.
  4. Informar, sensibilizar e engajar continuamente as partes interessadas nas políticas e práticas de sustentabilidade da instituição.
    • O BNDES desenvolveu em 2011 o curso de análise socioambiental e palestras de ambientação para os novos funcionários (ver Gestão de Pessoas), sensibilizando e engajando o corpo funcional nas políticas e práticas já definidas pelo Banco. Ao longo desse ano, houve também expressiva mobilização de diferentes equipes técnicas para as discussões quanto a aprimoramentos e novas frentes de trabalho para o BNDES e a promoção da sustentabilidade, originando estudos (ver Estudos e Pesquisas), revisões de procedimentos internos, construção de indicadores (ver Estratégia e O BNDES em Números).
  5. Promover a harmonização de procedimentos, cooperação e integração de esforços entre as organizações signatárias na implementação desses princípios.
    • O BNDES acompanhou e participou de reuniões com o Ministério do Meio Ambiente, Banco Central e Federação Brasileira de Bancos (Febraban), discutindo e contribuindo para a definição e operacionalização de critérios e práticas mais sustentáveis.

 

1. Em 1995, o BNDES liderou os bancos públicos federais (além do BNDES, participam Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste do Brasil) na formalização do Protocolo Verde. Mais recentemente, em agosto de 2008, o BNDES e os bancos públicos federais celebraram, com o Ministério do Meio Ambiente, o Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental, revisão atualizada do Protocolo Verde de 1995.