Demonstração do Valor Adicionado


Importante indicador de avaliação do papel social da empresa, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) apresenta, em uma visão global de desempenho, a contribuição da empresa para a geração de riqueza da economia na qual está inserida e sua efetiva distribuição entre os empregados, o governo, os agentes financiadores e seus acionistas.

A riqueza gerada pelo BNDES em 2011, representada pelo valor adicionado distribuído, foi de R$ 13,8 bilhão, desempenho R$ 2,1 bilhão (13,4%) inferior ao de 2010. Em virtude de o BNDES ter como único acionista a União, a participação do Governo Federal na distribuição da riqueza gerada ficou em 92%, considerados os valores destinados a impostos, taxas e contribuições federais e à remuneração do capital próprio (pagamento de dividendos e juros sobre o capital e lucros retidos). Em 2010, a riqueza distribuída ao Governo Federal ficou em 94% do total da riqueza gerada.



Demonstração do Valor Adicionado 2011. Remuneração de capitais próprios: 65%. Impostos, taxas e contribuições: 27%. Colaboradores: 7%. Aluguéis: 1%.

  Clique na imagem para ampliá-la.