BNDES recebe prêmio internacional de gestão da estratégia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a primeira instituição pública brasileira a receber o prêmio Palladium Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy® (HOF), um reconhecimento às organizações que atuam com gestão estratégica baseada na metodologia BSC.
- Banco é a primeira instituição publica brasileira a receber o Palladium Balanced Scorecard Hall of Fame of Executing Strategy
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a primeira instituição pública brasileira a receber o prêmio Palladium Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy® (HOF), um reconhecimento às organizações que atuam com gestão estratégica baseada na metodologia BSC.
O prêmio, entregue pela consultoria Palladium ao superintendente da Área de Planejamento, Claudio Leal, é um reconhecimento à evolução do processo de gestão de estratégia do BNDES com base na metodologia do balanced scorecard (BSC). A cerimônia de premiação aconteceu em Boston, Massachussets (EUA), na terça-feira, 28.
Criado em 2000, o HOF já reconheceu mais de 190 organizações ao redor do mundo que atuam com a metodologia BSC e é reconhecido como padrão mundial para gestão da estratégia.
As organizações premiadas passam a integrar a comunidade de “organizações HOF” para compartilhar melhores práticas de gestão. Elas recebem informações sobre o desempenho de empresas em nível mundial e são indicadas na Harvard Business Review como companhias de classe mundial na gestão da estratégia. Entre as poucas empresas privadas do País agraciadas com o prêmio estão a Gerdau, a Volkswagen do Brasil e o HSBC Bank Brasil.
BSC – Desenvolvido no início dos anos 1990 por David Norton, fundador da Palladium, o BSC teve rápido sucesso, com ampla difusão ao redor do mundo. Foi adotado por um grande número de organizações, desde agências governamentais e ONGs, passando por empresas dos mais variados tipos.
A metodologia reúne em um único mapa os objetivos estratégicos, indicadores e metas de desempenho da empresa, buscando o equilíbrio entre as dimensões financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado e conhecimento. O BSC procura traduzir a visão da empresa em objetivos claros, que podem ser entendidos por todos, configurando-se em uma grande ferramenta de alinhamento e comunicação internos.
O BNDES começou a usar a metodologia em 2008, com o desenho do mapa corporativo. Na sequência, foram desdobrados os mapas de todas as áreas, que se somaram ao corporativo, totalizando, hoje, 25. Tais mapas contêm objetivos estratégicos, indicadores e metas, que são revisados anualmente e servem de base para a formulação e acompanhamento da estratégia da empresa.